Para saber mais sobre o que aconteceu em cada dia é só conferir a agenda detalhada no link abaixo 👇
ᅠ
Entenda como foi a nossa Hackatona:
✓ Programação com workshops e palestras sobre assuntos ligados a mobilidade urbana.
✓ Espaço coletivo para criar soluções de coleta de dados e mobilidade em cidades do Estado do RJ.
✓ Prêmio para as cinco melhores propostas.
Mobilidade urbana, dados e gênero - Simony Cesar, publicitária, fundadora e CEO da Nina Mob
ᅠ
Tecnologia LoRa - Gustavo Nascimento, Phygitall - empresa especializada em soluções em Intenet das Coisas (IoT) para os principais setores: Indústria 4.0, Agroindústria, Smart Cities e Saúde 4.0
ᅠ
Produtização voltada para soluções tecnológicas - João Bernardino, consultor em mobilidade e transportes há mais de 15 anos, fundados da Biklio e do CicloExpresso, colaborador na Productized e assessor de políticas de mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa
Mobilidade urbana e coleta de dados - Haydee Svab, cientista de dados e pesquisadora em mobilidade urbana, sócia e cofundadora da ASK-AR
ᅠ
Dispositivos inteligentes e coleta de dados - Leonardo Guedes & Felipe Pegado, Phygitall
ᅠ
Pitch - Matheus Oliveira, coordenador do Mob 4.0 e professor na COPPE/UFRJ, responsável pelas iniciativas do Hub de Inovação Tecnológica em Transportes, do Ubuntu_labe e da Rede Mob
Ao longo do evento tivemos três frentes de trabalho, cada uma com profissionais na área para auxiliar os grupos nas demandas e dúvidas relativas a cada setor:
Organização - composta por integrantes da Rede Mob.
Tecnologia e programação - profissionais da empresa Phygitall.
Gestão pública - técnicos e gestores de prefeituras dos municípios fluminenses.
Quem pode participar?
Maiores de 18 anos com conhecimento e/ou experiência em ao menos uma das seguintes atividades: Programação e desenvolvimento de software; Design gráfico; Design digital; Gestão de negócios; Engenharias; Marketing / Comunicação; Transporte/ Logística / Mobilidade; Arquitetura e urbanismo / Planejamento urbano e áreas correlatas.
ᅠ
O que posso desenvolver?
Soluções tecnológicas (aplicativos web/mobile e hardware, dentre outros) voltadas à mobilidade urbana e coletas de dados.
ᅠ
Qual o período de inscrições para a Hackatona?
Entre os dias 01 de junho e 16 de junho (até às 23h59, horário de Brasília), preenchendo todos os campos tidos como obrigatórios no formulário de inscrição, disponível neste site.
ᅠ
Preciso ter uma equipe formada para me inscrever?
Não, as inscrições podem acontecer de forma individual também. A organização do evento se responsabilizará por formar os grupos, cuja inscrição ocorra de forma individual, antes de iniciar a Hackatona.
ᅠ
Até quantos integrantes podem fazer parte do meu time?
As equipes devem respeitar a capacidade máxima de até 6 pessoas e devem levar em consideração o item 4.6.2 do Regulamento.
No dia 06/07, no encerramento da HACKATONA, foram divulgados todos os vencedores dessa competição!
Receberam a premiação* as 05 equipes melhores avaliadas pela comissão julgadora, sendo elas:
ᅠ
1º Lugar: Grupo 5, com a ideia de um app de Calçadas: "Rotas acessíveis BIOMOB”
Denise Vac
Gabriel Gomes Maiworm
Jorge Alexandre Maiworm
Valmir Souza
ᅠ
2º Lugar: Grupo 3, com uma "Contagem Automatizada de Sobe e Desce nos Ônibus"
Ana Clara Alegria
Enzo Moraes
Fernanda Mezzavilla
Filipe Carvalho
João Gabriel Alegria
Pedro Magalhães
ᅠ
3º Lugar: tivemos um empate técnico entre os grupos!
Grupo 7, com o "App acesso ativo", com foco nos usuários de mobilidade ativa, em especial aqueles com mobilidade reduzida e PCD.
Ana Beatriz Rodrigues do Carmo
Diogo Gomes Pereira Batista
&
Grupo 8, com a proposta "Mobilidade e Estacionamentos Inteligentes para Petrópolis - RJ"
Barbara Calmon
Dario Neves de Almeida
Isabella Mayara Abreu da Hora
Jéssica Renata Macêdo dos Santos
ᅠ
4º Lugar: Grupo 2, com o projeto "Dados pela mobilidade", com foco na segurança rodoviária do estado do RJ.
Adriana Coelho Vieira
Fernando Mota de Lima
Isadora Rosa Pesqueira Pereira
Thiago Araújo do Pinho
ᅠ
*Os valores dos prêmios serão utilizados exclusivamente para o desenvolvimento de protótipos e contratação de serviço de terceiros conforme necessidade (para mais informações consultar o Regulamento do evento).
Conheça quem julgou os projetos!
Engenheiro de telecomunicações com 25 anos de experiência, especialista em redes móveis e entusiasta de inovação cidadã.
Doutor em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública. É docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento (UFRRJ).
Entusiasta da tecnologia associada a sustentabilidade. É graduado em Sistemas de Informação e líder da Rio Sul Valley, comunidade de inovação da região Sul Fluminense. Atua como desenvolvedor de BI no departamento de Analytics da Dataside, com a ferramenta Tableau.
Professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/ UFRJ). É membro da Red del Desarrollo Socioeconómico espacial Latinoamericano (Redsla), integra o grupo de pesquisa CNPQ “Espaço e Poder”, o grupo de trabalho Clacso (2019-2022) “Energía y desarrollo sustentable”, coordena a pesquisa CNPQ “Universal Infraestrutura, Desenvolvimento e Território”, integra a pesquisa “Grupos Emergentes FAPERJ Desigualdades territoriais e serviços públicos: o Estado do Rio de Janeiro no contexto das cidades inteligentes”.
Engenheira de redes com vasta experiência no projeto e implementação de redes de grande porte e backbones de empresas de telecomunicação. Há 20 anos trabalhando na Cisco, atualmente é Arquiteta de Soluções líder do Laboratório de Inovações da Cisco no Rio de Janeiro, com foco em criar soluções para atender as necessidades e dores dos clientes Cisco. É engenheira eletrônica, com mestrado em Engenharia (PUC-RJ) e possui várias certificações como CKA (Certified Kubernetes Administrator) e duplo Emeritus CCIE (Routing & Switching and Service Provider).
ᅠ
Não deixe de conferir o regulamento da Hackatona. Entenda quais são os principais objetivos, os processos de inscrição e participação, o desafio proposto e tudo sobre a premiação e o julgamento dos projetos.