ᅠ
A Rede MOB é um grupo aberto e colaborativo de pesquisadores que experimentam sobre a criação de um espaço para debater a inovação nas práticas de mobilidade e transporte e, a partir desse ponto zero, fomentar a mobilização de cidades mais inclusivas. Inicialmente, a rede era conhecida como Rede MOB.inc - Mobilidades e caminhos para a Inclusão social, surgindo a partir da 1ª Jornada MOB.inc em julho de 2020.
Com o objetivo de fortalecer as relações criativas entre pesquisadores, membros da sociedade e órgãos governamentais; entusiastas dos temas da mobilidade urbana e inclusão social nas cidades brasileiras têm sido o fio condutor para o entendimento de que o trabalho em rede pode alcançar diferentes possibilidades e mudar vidas através da mobilidade.
No ano de 2021, o grupo passou a chamar-se Rede MOB, abrangendo um propósito ainda maior: o de “transformar realidades a partir do planejamento inteligente da mobilidade urbana”. Dentro desse princípio, a rede existe para auxiliar essa forma de estruturação urbana, trazendo acessibilidade e inclusão, por meio do compartilhamento de informações e vivências de mobilidade para conectar pessoas, dados e cidades.
E assim, com o objetivo de impulsionar cada vez mais a rede e apoiar os gestores públicos na transformação das suas cidades, submetemos um dos projetos do grupo ao edital da FAPERJ, surgindo o MOB 4.0. Uma extensão da Rede MOB que consiste em um espaço colaborativo para a criação de uma plataforma de dados para o planejamento inteligente da mobilidade urbana no estado do Rio de Janeiro.
Seguindo essa linha, foram formados 6 grupos de trabalho (GTs) independentes que unem pesquisadores na área e realizam projetos em diversas frentes e formatos:
GT Capacitação
GT Dados
GT Comunicação
GT Política e Regulamentação de dados
GT Eventos
GT Plataforma
Plataforma: ajudam cidades e gestores a planejar a mobilidade com dados;
Conteúdo: criam e divulgam informações para capacitar pessoas;
Eventos: organizam eventos, palestras, workshops e muitos mais;
Networking: conectam uma rede de profissionais especializados.
O 1º Ciclo de Capacitação, promovido pelo GT Capacitação e contando com a presença de 5 especialistas em 4 dias de evento, com mesa redonda, minicurso e uma masterclass, que tinham como tema central as “Trocas sobre planejamento inteligente da mobilidade urbana” (material disponível no YouTube do MOB 4.0). O grupo já está se organizando para o 2º Ciclo de Capacitação e você pode fazer parte dessa jornada, fique ligado em nossas redes!
O podcast Moblizando, que busca mobilizar atores que discutam cidades, mobilidade urbana e tecnologia em episódios semanais e quinzenais. Por lá temos três editoriais: Entrevistas, Delírios e o Por Dentro do MOB.
Uma página no Medium, onde periodicamente publica-se colunas que estão em pauta sobre os temas que circulam as propostas de pesquisa do MOB 4.0. E aqui, o chamado do nosso time de colunistas encontra-se aberto, é só enviar um e-mail para redemobinc@gmail.com
O livro “O Paradoxo da Cidade Inteligente: descomplicando os dados”, organizado pelo GT Política e Regulamentação de Dados, cujo foco é reunir entusiastas e especialistas no tema para, assim como no Manual do Descomplicando, construir um livro colaborativo - chamada aberta para o mutirão de escrita: forms de inscrição
A Hackatona, promovida pelos GT Eventos, Plataforma e Capacitação para possibilitar essa competição de programadores que tem o propósito de captar dados e soluções para a mobilidade de municípios fluminenses.
Após esse apanhado geral, destacamos também os projetos vinculados a essa rede que tomaram forma ao longo dos anos
1ª Jornada MOB.inc: Como primeiro passo, a Jornada desenrolou-se ao longo de 5 dias, em um evento promovido, virtualmente, com apoio do COPPE/UFRJ, HIT e CAPES; contando com várias dinâmicas ligadas ao tema no intuito de promover a cocriação entre os participantes. Durante este período, cada equipe escolheu um vetor de transformação (governança, tecnológico ou acadêmico) para desenvolver novas práticas de mobilidade e transporte capazes de construir cidades mais inclusivas e sustentáveis.
“Descomplicando a Mobilidade Urbana: Manual de ações para gestores públicos”: Buscando o objetivo da 1ª Jornada, uma das equipes formadas no evento teve a ideia de um Manual que pudesse descomplicar e auxiliar gestores públicos na proposição de planos e políticas de uma forma clara e objetiva. Foi assim que surgiu o “Descomplicando a Mobilidade Urbana”, um material colaborativo, com diferentes temas e autores a cada capítulo e abordando Marcos Legais e Ações Práticas que podem ser realizados ao longo do período de gestão municipal.
Conheça alguns dos nomes que compõem a nossa Rede…
A equipe coidealizadora do projeto.
ᅠ
Economista, MBA em Finanças (IBMEC-SP), mestra em Engenharia de Produção (UENF) e doutoranda em Engenharia de Transportes (COPPE/ UFRJ). Assessora de Programas Especiais no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte de Campos dos Goytacazes.
ᅠ
ᅠ
Engenheira civil, mestra e doutoranda em Engenharia de Transportes (COPPE/ UFRJ). Pesquisadora, com experiência em planejamento, mobilidade urbana e gestão pública municipal. Atua na iniciativa privada com soluções para o planejamento de trânsito e em serviços de tecnologia para gestão de mobilidade urbana.
ᅠ
Engenheiro de telecomunicações com 25 anos de experiência, especialista em redes móveis e entusiasta de inovação cidadã.
Professor na COPPE/UFRJ, responsável pelas iniciativas do Hub de Inovação Tecnológica em Transportes, do Ubuntu_labe e da Rede Mob.
ᅠ
A equipe que ajuda na coordenação de cada GT e projetos vinculados ao MOB 4.0
Comunicadora do GT Eventos, turismóloga (UNIRIO), mestra em Planejamento Urbano (UFPR) e doutoranda em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ). Entusiasta dos transportes, deslocamentos e das relações com gênero.
ᅠ
Apresentador do MOBlizando e colunista no Medium, formado e mestre em políticas públicas e doutorando em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN.
Comunicadora dos GTs Comunicação e Política e Regulamentação de Dados. Arquiteta e Urbanista (UFJF) e mestranda em Planejamento Urbano e Regional (UFV). Pesquisadora na área de Mobilidade Urbana e experiência em Gestão e Desenvolvimento Urbano Sustentável (IHS - Erasmus Rotterdam).
Comunicadora do GT Capacitação, Arquiteta e Urbanista (UNIFATEA), Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades (Pece-Poli-USP) e mestranda em Tecnologia da Arquitetura (FAUUSP). É Conselheira Titular no CAU/SP e idealizadora dos projetos Movimento VamoaPé e Coreografando Ruas.
Comunicador do GT Dados. Engenheiro civil (UFRN), mestre e doutorando em Engenharia de Transportes (COPPE/UFRJ). Pesquisador em planejamento da mobilidade urbana e análise (espacial) de dados.